5 dicas de Gestão para gerir melhor sua equipe

O profissional de Recursos humanos tem um papel fundamental na gestão dos colaboradores, e nessa época de pandemia esse profissional é ainda mais estratégico para gestão de equipes.

A pesquisa “O cenário do RH no Brasil”, feita pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil), com 1.528 entrevistados, mostrou que as principais atividades do RH são recrutamento e seleção (88%) e treinamento e desenvolvimento (85%), seguido por cargos e salários (81%), benefícios (78%) e administração de pessoal / folha (75%).

Portanto, se recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento estão entre as principais atividades desse setor, então é imprescindível saber gerir bem as pessoas. Vamos dar 5 dicas para você gerir melhor sua equipe e desenvolver um trabalho excelente.

Conheça os colaboradores

Como gerir pessoas que você não conhece?

Gestores de RH precisam conhecer os colaboradores da empresa para gerir bem equipes. Quando o RH conhece sua equipe, a comunicação e relacionamento melhoram e os resultados também.

Quando a empresa é muito grande e esse conhecimento seja inviável, a saída pode ser a análise dos registros dos colaboradores ou mesmo pesquisas com a equipe para estabelecer um panorama e um padrão de ação e comunicação.

Além de conhecer a equipe, os próprios colaboradores se sentem valorizados e estimulados.

Comunicação certa

Um dos papeis do profissional de RH que deseja gerir melhor sua equipe é assegurar que a comunicação se dará de forma clara, evitando que hajam mal entendidos e erros.

É claro que cada setor dentro de uma empresa tem seu próprio modo de se comunicar e linguagem, e precisam contribuir para uma comunicação clara, mas o RH é fundamental para gerar equipes que saibam se comunicar.

23,4% das empresas afirmam que são lentas ou estão para trás em relação à adoção da tecnologia – Futurum Research

Use a tecnologia a seu favor para gestão de pessoas

Uma pesquisa da Futurum Research mostrou que 23,4% das empresas afirmam que são lentas ou estão para trás em relação à adoção da tecnologia.

Ainda há muito para mudar na cultura das empresas em relação à adoção de tecnologia nos seus processos. A área de gestão de pessoas também deve recorrer a tecnologia para aprimorar seu trabalho, otimizar o tempo e tarefas burocráticas e ajudar a melhorar o desempenho dos colaboradores e empresa.

Desde softwares de gestão, automatização de processos, recrutamento, seleção e vagas, análise de desempenho, coleta de dados…Gerir pessoas fica mais assertivo com o uso da tecnologia.

Veja também: Sistema de Gestão de Estágio: quando é a hora de investir?

Feedback é essencial

78% dos empregados se dizem motivados em seus trabalhos quando são reconhecidos – Pesquisa Office Vibes

Enquanto que 65% dos colaboradores dizem que gostariam de receber mais feedback, como indicou a pesquisa da Office Vibes.

4 dicas simples para dar bons feedbacks:

  • Quebre o gelo e resuma sobre o que vai falar antes de começar
  • Comece pelos pontos fortes e apresente dados/exemplos reais sobre isso
  • Fale sobre os pontos fracos ou de melhoria e também apresente dados/exemplos reais sobre isso
  • Termine traçando um plano de ação com o colaborador, apontando soluções

Desenvolvimento e treinamento

volume de dados criado entre os anos de 2014 e 2016 foi maior do que a quantidade produzida ao longo de toda a história da humanidade!

Portanto, a transformação do mercado de trabalho e das relações se dá de forma cada vez mais acelerada. Então, mais do que nunca, atualizar-se e desenvolver-se é imperativo para qualquer profissional, principalmente para o RH que lida com gestão de pessoas.

O RH que deseja gerir melhor sua equipe está sempre em busca de aperfeiçoamento para ele e para o seu time. Treinamentos constantes são essenciais para construir um time sólido e trazer resultados cada vez melhores.

“Na longa história da humanidade, aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar mais efetivamente têm prevalecido” – Charles Darwin

Claro que gerir uma equipe é algo complexo que envolve muitos outros fatores, mas, com essas dicas você pode aprimorar e tirar insights para melhorar a gestão da sua equipe.

Conheça os colaboradores e estabeleça seu perfil geral para se comunicar de forma obejetiva e clara com cada um. Use a tecnologia a seu favor para te ajudar a exercer melhor sua função e focar sua energia nos processos mais estratégicos e que demandam mais da sua atenção.

Por fim, esteja sempre treinando, sendo treinado e fomentando o desenvolvimento e a evolução dos colaboradores, pois dessa forma, equipes e empresas de sucesso são construídas.

Veja também: A reinvenção do RH na Era da Inovação

Deixe um comentário